
Minha caminhada
Formei bacharela em
artes cênicas pela UNESP e
acumulei 22 anos de estudos musicais
compartilhados entre piano erudito, flautas
doces e barrocas, flauta contralto, contra-baixo elétrico,
canto erudito e popular. Possuo, também, 12 anos de experiên-
cia com as tradições negras brasileiras: jongos, cocos, maracatus,
sambas de roda, bumba-meu-boi e outras, sempre cantando, dançan-
do ou tocando. Em minha trajetória acadêmica também desenvolvi
Iniciação Científica sobre o Método Feldenkrais (Educação Somática)
e suas colaborações para as artes cênicas, uma experiência
transformadora que me fez observar a potência do autoconhecimento
e da consciência pelo movimento.

O que posso partilhar contigo?
Ofereço atendimentos de canto para pessoas de todos os níveis. Existem os particulares (completamente feitos para você) e as aulas em grupo para quem está em busca principalmente de diversão, contato, partilha e combate ao constrangimento vocal. Ambas abordagens acolhem artistas, não artistas, iniciantes ou avançadas.
_edited.jpg)


Mergulho
Todo encontro se trata de uma imersão sensorial e lúdica através de exercícios de corpo e voz.
Objetivos trabalhar aspectos da escuta, percepção, fonação, articulação, projeção e consciência do aparelho vocal através do processo de integração consciente do corpo, mente, voz, sensações e movimento.
Canto Yin-corporado
Na cultura chinesa (taoísmo), a palavra Yin está relacionada a energia feminina que existe no universo. Ela trabalha em equilíbrio com a energia Yang (seu oposto complementar), e diz respeito à Lua, à fecundidade, à escuridão, ao desconhecido, à absorção, ao movimento de fluídos internos (salivas, secreções) e externos (águas, rios, mares).
Yin e Yang (força masculina do Sol, do externo, do avanço) existem juntos em todas as coisas do universo segundo esta filosofia.
Repertório sugerido
Sempre incluo as canções que aprendi através da oralidade de mestras e mestres que conheci (Galo Preto, Mestre Afonso-Leão Coroado entre outrxs), por isso, não utilizo material de suporte impresso!
Serão trabalhadas músicas tradicionais brasileiras, bem como pontos de Jongo (Sudeste), toadas do Bumba meu Boi (Norte e Nordeste), Samba de Coco (Nordeste) entre outras que tratem do universo da identidade regional brasileira.
Como eu trabalho
Os métodos utilizados são mesclados e não técnicas fechadas, são utilizados exercícios da Educação Somática (referência ao Método Feldenkrais, Método Body Mind Centering e outros) junto a experiências musicais adaptadas das propostas didáticas de Murray Schafer, como também, vocalizes, jogos de interação teatrais, improvisações vocais e rítmicas.
